Gênese

Desde que comecei a lidar e trabalhar com informática, na distante década de 90, sempre tive meus problemas com as redes de computadores. Na faculdade, passei pelas duas cadeiras de rede aos trancos e barrancos, e hoje já esqueci quase tudo do pouco que aprendi.

Recentemente, ao fazer dois concursos, vi o quanto posso me estrepar por não saber lidar com este assunto que para muitos parece ser tão simples.

Resolvido a mudar situação do jogo e vencer a partida, pesquisei um pouco sobre quais livros poderiam ser úteis no aprendizado e decidi comprar o tijolo chamado simplesmente Redes de Computadores, de Andrew S. Tanembaum, que com suas 900 páginas promete ser o livro definitivo de redes para o cara que quer aprender.

Não satisfeito com a compra do livro, resolvi iniciar este blog para colocar por escrito meu aprendizado, minhas dúvidas e tudo o mais que surgir durante a leitura. Ele vai trabalhar como um canal de diálogo com quem gosta do assunto e repositório das minhas dúvidas e suas respetivas respostas, além de servir de laboratório para meus projetos futuros.

Aí minhas leitoras podem perguntar: e que raio de nome é esse?!

Simples: vou tentar escrever de uma maneira que até minha avó pudesse entender de redes. Claro que uma hora ou outra vou ter que escrever um ou outro palavrão técnico, mas minha avó perdoa e se esforça.

Não prometo falar sempre a coisa certa, afinal estou aqui pra aprender e não para ensinar, tampouco sei se vai dar certo e se vai durar. Se alguém vir alguma coisa errada, que aponte o erro para que eu possa corrigi-lo. Eu e vovó agradecemos!

10 comentários:

Eduardo Rocha disse...

Grande Mário, tenho certeza de que este vai ser outro blog de sucesso. Conte comigo como leitor, torcedor e eventual colaborador desta mais nova empreitada. Realmente falta aos informatas praticantes, que não tiveram oportunidade (ou saco) de estudar o assunto, conceitos básicos sobre redes. O blog tem tudo pra ser um favorito de muitos. Grande abraço.

Mário Marinato disse...

Opa, valeu Eduardo! É bom saber que já começo agradando. E parece que vai ser bom pra todo mundo sim. O feed já tem mais assinantes do que o próprio Sarcófago.

Unknown disse...

Parabéns Mário por mais essa iniciativa com o objetivo de partilhar conhecimentos!!! Tenho certeza que ajudará e muito a todos nós que queremos conhecer um pouco mais sobre as redes.
Um abraço!!!

Raquel Faria disse...

Grande Mário Marinete! Como sempre vc tendo boas idéias... porém esse negócio de "Vovó viu a Rede"?? Peraí né!!! Já que é assim, vc lidando com redes e criando o Vovó viu a Rede, sabe que eu tô com uma loja de lingerie né? Sendo assim eu vou recriar o "Vovô viu a vulva de Vovó"!!
(PS.: Sentiu o "merchan" nisso ai né?)
Beijos!!!!!

Mário Marinato disse...

William, valeu pelos parabéns. E apareça sempre, porque isso aqui é nosso.

Raquel, será que a Vovó vai ver o viagra do vovô?

Tiago Frossard disse...

Fala Mário. Vim desejar sorte e sucesso nessa nova empreitada, já que pode tá pintando aí mais um autor técnico na nossa área.

Afinal d contas, se até a vovó viu a Rede, pq raios que os leitores não vão?!

Mário Marinato disse...

Valeu, Frossard.

Bettina disse...

Adorei o blog, Mário... servirá para que eu me atualize, pois já me esqueci de bastante coisa sobre o assunto.
Parabéns e grande abraço!

Unknown disse...

Grande Mário.
Se tivesse me deparado antes com o seu Blog, não teria tomado pau em algumas questões dos últimos concursos. Gostei muito do blog e vou recomendá-lo à amigos de TI.
Abcs.
Célio.

Mário Marinato disse...

Opa, Célio, obrigado pelas palavras e por recomendar aos amigos.

Grande abraço