Por Que Estudar Redes?

Talvez ninguém tenha perguntado isso antes porque parece óbvio, mas como bem dizia a minha saudosa professora Bené, NADA É ÓBVIO, e por isso vou responder à pergunta que não foi feita.

A decisão de estudar redes de computadores não vem apenas de eu não ter ido muito bem neste assunto nos concursos que fiz ou por eu não ter ido bem nas cadeiras de rede na faculdade. Assim como o motivo não é só eu ter que adaptar um programa que fiz para o cartório de modo que ele passe a funcionar em rede. Não é só isso.

Se você, querida leitora, ainda não conseguiu enxergar o que vem por aí nos próximos cinco anos, preste atenção que é fácil: os programas que hoje em dia a gente instala no computador para poder usar vão perder importância, pois estão começando a surgir aplicativos que rodam diretamente na internet.

O email é o primeiro exemplo. Antes tínhamos o Outlook Express e seus similares. Hoje a maioria das pessoas lê o email sem baixá-los, usando webmail: Gmail, Yahoo! Mail, Hotmail, e todos os outros que há por aí. Claro que ainda tem gente que ainda usa um programa instalado para fazer isso, mas aposto que o número cai cada vez mais.

Outros exemplos é o que há de mais fácil: hoje temos, online, sem necessidade de baixar nada, editores de texto, planilhas, conversores de arquivos, leitores de feeds (veja aqui o que é um feed), manipuladores de imagens, programas de bate-papo, antivírus e muito, muito mais. Basta procurar.

Tudo isso facilitado pela tal da banda larga. Antes, quando a gente se conectava à internet usando linhas telefônicas discadas, o custo da conexão era alto e exigia sermos rápidos: conecta, pega o que quer, desconecta. Hoje, com a banda larga, estamos sempre online e por isso não precisamos copiar para o nosso computador as coisas que estão na internet. Fazendo assim nossas coisas estão à nossa disposição, onde quer que estejamos.

Entendeu onde quero chegar, minha amiga? Já dizia meu chapa Raul: "Mário, Mário, deixa o computador e vem pra internet...". Ou seja, o futuro não está nos programas feitos para funcionar em um computador só, mas nos que vão funcionar em rede. Taí um dos principais motivos para estudar rede.

Outro motivo fácil de entender os meus estudos é que, como agora, com a ajuda da banda larga, estamos sempre conectados, aumenta a necessidade de proteção dos nossos computadores. E essa proteção tem que funcionar em rede e ser pensada em termos de rede. Não é questão apenas de ter um antivírus instalado e tomar cuidado para não colocar nenhum disquete infectado ou acessar site duvidoso. Neste quesito o buraco é mais embaixo. E haja estudo.

Por fim, um outro grande motivo é a explosão das redes sem fio. Aeroportos, empresas e até cidades estão disponibilizando meios para que qualquer um simplesmente ligue o notebook e já esteja online. Este é um mercado promissor, seja em termos de aplicativos, instalação ou, novamente, segurança.

Resumindo: eu estudo redes de computadores porque preciso disso para trabalhar, porque o mercado dá dinheiro, porque o futuro é conectado, porque acho minha formação fraca, e, claro, porque quero passar nos concursos que faço.

E você, leitora? Por que estuda redes?

10 comentários:

Anônimo disse...

querido baiano, rs
pq vc direcionou este artigo às mulheres? (leitora)
gostei muito da iniciativa d escrever sobre este tema, ja ganhou um frequentador pro seu blog
abraçao

Mário Marinato disse...

Grande baiano, há quanto tempo, rapaz! Bom ver você por aqui.

Que bom que gostou da idéia, se quiser espalhar a notícia vai ser bom pra todo mundo.

Quanto a escrever para as mulheres, eu sei que o português generaliza para o masculino, mas eu gosto de ser do contra. :o)

Grande abraço

Dalva disse...

ooii..

adorei a idéia de fazer um blog com este assunto
e tmb adorei qndo se referiu as mulheres, afinal de contas, é uma área onde as mulherem estão ganhando espaço cada dia mais.

tudo de bom pra ti!

Mário Marinato disse...

Oi, Dalva.

Que bom que gostou da idéia do blog.

Sobre as referências às mulheres, se você for reparar eu escrevo tudo falando para elas. Basta de machismo! :o)

Obrigado pelo alô e volte sempre.

Mi Monteiro disse...

Caro colega, esse novo mundo que estou entrando é diverso e cheio de macetes, está me servindo de inspiração e incentivo!!!Parabéns pela iniciativa, obrigada pelas postagens claras e pela dica que se torna agora objetivo...vou lembrar sempre de vc...

Mário Marinato disse...

Olá, Mamãe Ni.

Que bom que você gostou do blog. Espero continuar servindo bem.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Olá Mario. Muito o blog e apartir de agora vou passar a acompnhar também o blog. Realmente você escreve os assuntos de forma clara e direto ao ponto. Parabens! Também tenho fortes motivos para estudar Redes de Computadores e sempre que eu tiver dúvidas agora vou vivr aqui. Parabens novamente!
Kelvin Dias

Canal ABDS Tube! disse...

Olá Amigo, tudo bem ?

Então, eu vou Entrar na Faculdade de Redes de Computadores... só que cara, eu não gosto de matemática, não que eu ñ goste é que, eu não sou FERA !

E ourra, programar tbm, não sei nada!
e aí ? Me ajuda aí,, uma Luz e tiver,,rs! Abç ! Bom Blog !

Canal ABDS Tube! disse...

Olá Amigo, tudo bem ?

Então, eu vou Entrar na Faculdade de Redes de Computadores... só que cara, eu não gosto de matemática, não que eu ñ goste é que, eu não sou FERA !

E ourra, programar tbm, não sei nada!
e aí ? Me ajuda aí,, uma Luz e tiver,,rs! Abç ! Bom Blog !

Mário Marinato disse...

Adriano, uma dica que posso te dar é ler este outro artigo meu: http://osarcofago.blogspot.com.br/2008/02/mitos-da-faculdade-de-anlise-de.html

Saudações,