O Modelo Cliente-Servidor

Quando uma empresa resolve ligar os seus computadores entre si, colocando-os em rede, uma das formas mais comuns de organizar estas ligações é usando o modelo cliente-servidor, que serve tanto para uma farmácia do interior que tenha dois computadores quanto para uma mega-empresa que tenha máquinas espalhadas por vários países. Mas o quem vem a ser isso?

Este modelo é uma forma de organização que dá a um único computador as maiores responsabilidades da rede e faz com que todos os outros acessem os serviços que ele oferece.

Daí é que saem as palavras cliente e servidor que estão no nome do modelo: o servidor é o computador central, aquele que serve aos outros; e os outros são os clientes, os que usam os serviços oferecidos pelo servidor.

Neste momento já deve ter ficado claro para a leitora que o servidor deve ser um computador potente, afinal de contas é nele que ficam armazenados os dados usados pelos sistemas da rede; é ele que fica responsável por filtrar os dados que vêm da internet para serem repassados para os outros computadores, proporcionando segurança contra ataques externos; é ele, enfim, que tem que trabalhar pesado. E pra isso tem que ser um computador robusto.

Quanto aos clientes, estes não precisam ser computadores potentes, principalmente se eles servirão apenas para rodar programas simples: editores de texto, planilhas, navegador de internet e aplicativos da empresa.

Para mostrar o quanto é valioso este modelo, vou dar como exemplo uma implementação dele feita pela metade: a rede do cartório onde trabalho. Lá temos quatro computadores, com um deles servindo, para algumas tarefas, de servidor. Por isso ele tem que ser ligado primeiro e desligado por último. Tudo está interligado com alguns cabos azuis que não sei o nome e um caixinha cheia de luzes que - acho - se chama roteador.

O programa de índice de escrituras e registro de imóveis e o programa de protesto funcionam em rede, aplicando à risca o modelo: todos os computadores têm um programa cliente instalado e funcionam bem a maior parte do tempo, só que os dados estão armazenados no servidor. Isto explica a necessidade de o servidor ser ligado primeiro: se ele estiver desligado, os clientes não encontram os dados.

Os sistemas de DOI e Livro Adicional podem até funcionar em rede, mas ainda não estão configurados para isso porque não há tanta necessidade assim. Por isso estão cada um instalado em um único computador. Quanto ao editor de textos, todos têm o seu Word e os arquivos estão espalhados pelos computadores. Este espalhamento dos arquivos, apesar de não ser tão organizado quanto minha avó gostaria, não chega a atrapalhar nosso serviço. Além disso, cada um dos quatro computadores tem algumas pastas que são compartilhadas, ou seja, ficam disponíveis para que os outros computadores possam acessá-las.

Outros dois pontos que seguem o modelo cliente-servidor são a impressora laser, que está ligada ao servidor e pode ser usada a partir de qualquer um dos outros computadores, e o uso da internet, que passa, também, pelo servidor. Estes dois pontos são mais dois motivos para que o servidor seja o primeiro a ser posto para funcionar: sem ele, não temos internet nem impressora laser.

O último dos programas que usamos no cartório é o índice de PJ e TD, que não funciona em rede, quando seria ótimo se funcionasse. Seria ótimo porque ele está instalado em um único computador, e este computador costuma ser muito concorrido. Daí que quando temos que usá-lo, precisamos esperar o computador ficar vago. A solução pra isso é refazer o programa, mas o cara que fez o dito cujo não sabe trabalhar com rede. Preciso falar quem é o programador?

Por fim, uma coisa que atrapalha nosso rendimento na hora de usar a rede é que o servidor é o pior computador do cartório: o mais velho, com menos espaço de armazenamento, com menos memória. Um verdadeiro gargalo.

Aí está, então, uma breve apresentação do modelo cliente-servidor e uma amostra de como a organização da rede baseada no mesmo pode ajudar o trabalho e como a sua falta pode atrapalhar.

3 comentários:

Anônimo disse...

boa explicação de cliente-servidor, e o exemplo é engraçado, apesar da situação do cartório ser meio triste!

Mário Marinato disse...

Que bom que gostou, Daniela! Se quiser mostrar o blog pras amigas, esteja à vontade.

E volte sempre.

Anônimo disse...

Mário
O cabo azul que se refere chama-se par trançado o conector da ponta chama-se RJ45 que pode ser da Categoria 5 ou 6 e a impressora a LAZER não fica compartilhada no Servidor mas como uma forma remota para todos os usuários de forma compartilhada.
Mas gostei muito do seu conceito de cliente/Servidor, pois é dessa forma mesmo que aprendemos.
Celso Fernandes Rodrigues Junior
Universitário 3 Semestre de TI
msn: cfrjr@bol.com.br