Convite para Lançamento de Livro

Há vários meses eu li no Judão que a Editora Andross estava aceitando inscrições de crônicas e micro-contos para uma antologia. Eu mandei um texto para lá e fui selecionado. O livro terá textos de mais de 80 autores, cerca de 300 páginas e creio que vá custar entre R$ 20,00 e R$ 30,00.

Como o lançamento será no dia 31/05/2008, na Casa das Rosas, em São Paulo, das 16 às 19 horas, fica aqui o meu convite a todas as minhas leitoras que morem em Sampa ou que queiram dar um pulinho lá.

Pouco tempo depois do lançamento eu terei vinte exemplares nas minhas mãos para serem vendidos. As queridas leitoras que quiserem um, por favor me avisem para reservá-los desde já.

O que é Bluetooth?

No início da década de 90 começavam a aparecer nas ruas e nas mãos dos mais antenados e abastados os primeiros celulares e computadores portáteis. Com o passar do tempo, mais e mais aparelhos foram surgindo e a base de usuários começou a se expandir rapidamente, e surgiram a necessidade e os pedidos para interligar com facilidade estes equipamentos.

Daí, quatro fabricantes se reuniram para desenvolver uma tecnologia que pudesse proporcionar esta ligação, e sem usar fios. Os fabricantes? Eram quatro pequenos e desconhecidos jogadores deste grande jogo: IBM, Intel, Nokia e Toshiba.

Surgiu daí o Bluetooth, tecnologia que usa ondas de rádio de curto alcance para ligar os equipamentos, usado para fazer a comunicação entre celulares, fones de ouvido, notebooks e outros equipamentos, permitindo a troca de arquivos, sincronização de dados e transmissão de áudio, entre outras aplicações.

Com o tempo esta tecnologia se expandiu e começou a integrar funções que permitiam a criação de LAN's sem fio, tal qual o padrão IEEE 802.11. Como se não bastasse ser uma tecnologia concorrente, o Bluetooth ainda fez o favor de interferir nas comunicações dos equipamentos que seguiam o padrão IEEE 802.11.

Como o Bluetooth é gerido por um grupo de empresas, e por isso mesmo propenso a ter suas especificações e futuro definidas de acordo com os interesses delas, o IEEE resolveu desenvolver um padrão nos mesmos moldes, o IEEE 802.15. Espera-se que no futuro as duas especificações deixem de ser 'concorrentes', tendo pequenas diferenças que dificultam a integração total entre os equipamentos, e passem a integrar uma só.

***


Leia mais:
Índice de Artigos sobre Bluetooth