O que é Bluetooth?

No início da década de 90 começavam a aparecer nas ruas e nas mãos dos mais antenados e abastados os primeiros celulares e computadores portáteis. Com o passar do tempo, mais e mais aparelhos foram surgindo e a base de usuários começou a se expandir rapidamente, e surgiram a necessidade e os pedidos para interligar com facilidade estes equipamentos.

Daí, quatro fabricantes se reuniram para desenvolver uma tecnologia que pudesse proporcionar esta ligação, e sem usar fios. Os fabricantes? Eram quatro pequenos e desconhecidos jogadores deste grande jogo: IBM, Intel, Nokia e Toshiba.

Surgiu daí o Bluetooth, tecnologia que usa ondas de rádio de curto alcance para ligar os equipamentos, usado para fazer a comunicação entre celulares, fones de ouvido, notebooks e outros equipamentos, permitindo a troca de arquivos, sincronização de dados e transmissão de áudio, entre outras aplicações.

Com o tempo esta tecnologia se expandiu e começou a integrar funções que permitiam a criação de LAN's sem fio, tal qual o padrão IEEE 802.11. Como se não bastasse ser uma tecnologia concorrente, o Bluetooth ainda fez o favor de interferir nas comunicações dos equipamentos que seguiam o padrão IEEE 802.11.

Como o Bluetooth é gerido por um grupo de empresas, e por isso mesmo propenso a ter suas especificações e futuro definidas de acordo com os interesses delas, o IEEE resolveu desenvolver um padrão nos mesmos moldes, o IEEE 802.15. Espera-se que no futuro as duas especificações deixem de ser 'concorrentes', tendo pequenas diferenças que dificultam a integração total entre os equipamentos, e passem a integrar uma só.

***


Leia mais:
Índice de Artigos sobre Bluetooth

Nenhum comentário: