O Protocolo PPP

O protocolo Ponto-a-Ponto talvez seja o mais usado atualmente no nível da camada de enlace de dados, tendo em vista que toda a internet é baseada nele para poder fazer os equipamentos se comunicarem. E aqui não falo apenas da comunicação entre dois roteadores no meio do caminho entre seu computador e o da sua prima que está no Japão. Ele trabalha também na conexão que há entre sua casa e o seu provedor de acesso à internet.

Basicamente, ele tem recursos que permitem a detecção de erros de transmissão; um subprotocolo chamado LCP (Link Control Protocol - Protocolo de Controle de Enlace) que é usado para ativar e desativar linhas de transmissão, testá-las e negociar opções de funcionamento; e um subprotocolo chamado NCP (Network Control Protocol - Protocolo de Controle de Rede) que é usado para fazer com que a camada de enlace de dados "converse" com a camada de rede.

Quanto ao NCP, existem vários tipos dele, cada um sendo usado para trabalhar em conjunto com um determinado protocolo correspondente na camada de rede.

***


Links interessantes:
  • Veja aqui o que já foi publicado no Vovó Viu a Rede sobre a camada de enlace de dados.

  • Nenhum comentário: