Uma Dúvida: Alguém Ajuda?

Eu sei que mais pra frente, durante a leitura do livro, eu vou descobrir isso, mas a curiosidade veio com vontade e coloco aqui uma dúvida que tive. Quem sabe uma das minhas leitoras não me responde: a parte que vou começar a estudar a partir de agora, e sobre a qual vou escrever aqui, é a subcamada de controle de acesso ao meio, usada nas redes de difusão.

Controle de acesso ao meio, em inglês, vira medium access control, que é abreviado para MAC.

Aí vem a dúvida: esta sigla tem alguma coisa a ver com o número MAC das placas de rede ou são apenas homônimos?

4 comentários:

Claudia Pessanha disse...

Olá Mário! Bom, não sei se vou te ajudar muito, até porque estou aprendendo redes acompanhando os seus posts... rsrsrs...
Quando ví o seu post pedindo ajuda, fui perguntar ao Oráculo(vulgo Goolgle... rsrsrs), eis o que ele me respondeu:

[...] A camada de Controle de Acesso ao Meio (MAC) é a responsável por montar o quadro que será enviado para a rede. Esta camada é responsável por adicionar o endereço MAC de origem e de destino – como explicamos anteriormente, o endereço MAC é um endereço físico de uma placa de rede. [...]

Não sei se estou certa em fazer tal afirmação, mas pelo trecho, entendi que camada MAC e endereço MAC não são a mesma coisa.

Espero te ajudado em algo. E obrigada pelos ótimos post. Esta de parabéns.

Fonte:Artigo do Clube do Hardware

Mário Marinato disse...

Olá, Cláudia!

Valeu pela ajuda, minha querida leitora (e tem gente que diz que estou errado quando escrevo tudo no feminino!!). Realmente, pelo jeito são dois MAC's diferentes.

E que bom que meu blog está te ajudando e que está sendo útil. Mostra que estou no caminho certo.

Por fim, obrigado pelos parabéns. Lembre-se: o blog é feito pra vocês.

Celeso disse...

Ei brow... o Controle de Acesso ao Meio (MAC), como o próprio nome diz é o Controle ao acesso de tua maquina.. ou seja, qdo o MAC é desabilitado de algum servidor, tomemos por exemplo, a conexão internet via rádio, se o MAC nao for registrado no computador "Server", com certeza vc nao terá acesso a NET...

Mário Marinato disse...

Cláudio, valeu pela força, mas você me deixou mais confuso que antes: como a Cláudia falou, ela encontrou num site dizendo que uma das responsabilidades da camada MAC é fornecer o número MAC da placa de rede, o que dá a entender que são duas coisas distintas.

Seu comentário deu a entender que são duas coisas iguais.

Tem como dar uma explicada melhor nisso aí?

Abraço, e obrigado pela atenção.