O que é o padrão IEEE 802.16

Cada vez mais, todos nós estamos ávidos por mais velocidade e mais qualidade em nossas conexões à internet, certo? Para aumentar a velocidade das nossas conexões, é preciso que as empresas estendam cabos e mais cabos pelas cidades até nossas casas.

Claro que isso é caro. Hoje em dia o que chega aqui em casa é um cabo de par trançado que vem do poste até o meu computador, mas e no dia em que a minha fome por velocidade aumentar ainda mais e seja necessário instalar cabos de fibra ótica? Isso não será nada bom para mim, pois o provedor vai querer repassar os custos da instalação. Imagine fazer isso então nas grandes cidades! Inviável, sem sombra dúvida.

Qual seria então a solução para isso, querida leitora? As conexões sem fio, oras. Muito mais barato que espalhar quilômetros de cabo pela cidade é instalar uma única antena no alto de um morro e colocar antenas na casa de todo mundo apontando para lá. E daí que, para lidar com este novo tipo de rede, foi criado o padrão IEEE 802.16, o padrão para redes sem fio banda larga, também conhecido como MAN (Metropolitan Area Network - Rede Metropolitana).

Talvez você vá pensar que criar um novo padrão para redes sem fio seja trabalho redundante já que o padrão IEEE 802.11 (LANs sem fio, WiFi) já existia, mas estes dois tipos de rede têm problemas diferentes. Veja abaixo alguns deles:

- LANs geralmente têm que lidar com estações que mudam de localização e devem estar subordinadas a estações base diferentes. Nas MANs os equipamentos conectados geralmente são fixos.

- Como as MANs abrangem áreas maiores, elas usam freqüências diferentes de ondas eletromagnéticas. Estas freqüências sofrem influências do ambiente, principalmente da água (leia-se conexão ruim em dia de chuva), e por isso são necessários mecanismos para garantir conexões mais estáveis e confiáveis. LANs não sofrem com isso.

- LANs normalmente estão em ambientes fechados, protegidas de acessos externos, e não se preocupam com segurança e privacidade. MANs têm que fornecer muita segurança.

Devido a estas e outras diferenças foi criado um novo padrão, que apesar de usar o mesmo meio de transmissão do IEEE 802.11, tem responsabilidades e trabalha de uma maneira bem diferente.

Nenhum comentário: