Vovó Responde

Recebi semana passada, no texto O que é LAN, um comentário do leitor João, no qual ele diz:

"Quer dizer então que ethernet é apenas uma LAN de topologia em barramento que transmite no padrão 802.3 para evitar colisões?"

Camarada João, antes de mais nada, obrigado por tomar o seu tempo escrevendo e perguntando. Sempre que isso acontece, sei que estou no caminho certo e que não estou gastando palavras como vento. Entre em contato sempre que quiser.

Agora, à sua pergunta. Parte dela afirma coisas certas, outras não. Você foi direto ao ponto quando disse que Ethernet é uma LAN de topologia em barramento. Simplesmente não há como ser mais sucinto.

Só cuidado para não confundir: toda rede que segue o padrão Ethernet é uma LAN, mas nem toda LAN segue o padrão Ethernet! Há LANs que seguem os padrões Bluetooth e WiFi, que são padrões completamente diferentes do Ethernet.

Seguindo em frente, você se equivoca com dois pontos: primeiro, o padrão Ethernet não transmite no padrão 802.3. Ethernet e padrão IEEE 802.3 são exatamente a mesma coisa, sem tirar nem pôr. Ethernet é tão somente um nome comercial, mais bonitinho de se falar do que um código numérico obscuro e enigmático.

Segundo: o padrão Ethernet permite o uso de vários protocolos diferentes, cada um trabalhando de forma diferente para organizar o acesso dos equipamentos ao cabo de comunicação. Alguns permitem colisão, outros não. Destes protocolos, posso destacar os da família CSMA e os WDMA.

Segue uma lista de artigos do Vovó Viu a Rede que entram em detalhes sobre estes protocolos:
O que são protocolos CSMA
Protocolos CSMA que permitem colisão
Protocolos CSMA livres de colisão
Protocolos WDMA

Finalmente, quem pergunta sou eu: entendeu melhor agora, colega?

***


Outros artigos do Vovó Viu a Rede:
O Que é Topologia
O Que é ISO? O que é IEEE?

5 comentários:

Joao disse...

Meu Caro Mário: Obrigado por escrever o “Vovó Viu a Rede”. Obrigado por dedicar seu tempo a escrever e também por jogar no mundo web este assunto. Assim muitas pessoas poderão usufruir de seu trabalho. Você também ganha aprendizado com isso. Graças ao altruísmo seu e de pessoas como você o conhecimento da humanidade vai aumentando.
Sinceramente eu preciso ler bastante ainda sobre redes. Estou começando agora e como andei vendo bastante o termo Ethernet fiquei confuso porque existe também Internet, Intranet e Extranet. Estou lendo o “Vovó viu a Rede” desde o começo e estou aprendendo bastante. Ainda tenho dúvidas em alguns pontos. Acho que com o tempo e mais leitura as coisas vão se encaixando.
Em algum lugar eu li que você teve um professor que não aceitava suas metáforas. Pois eu digo que elas ajudam muito. Quase sempre eu só entendo as coisas por comparação. Muitas vezes quando leio algum assunto que não entendo bem fico criando modelos e comparações para eu tentar entender.
Obrigado.
Um abraço meu amigo!

Mário Marinato disse...

Caramba, João. Obrigado mesmo pelas palavras.

Por causa de palavras como as suas eu continuo com o blog. Pode ter certeza que cada vez mais procuro trazer praqui textos simples de entender, evitando aquele linguajar complicado dos livros técnicos.

Volte sempre.

Unknown disse...

Pode crer amigo. Seu blog está me ajudando!

BLASTER disse...

Muito legal seu blog por favor naum pense que o que vc escreve aqui fica perdido, pois, seu blog é uma ótima fonte de informações.Posso dizer que dependo dele.Deixo de ler muitos outros sites pq neles há explicações,compreendo algo mas aqui eu aprendo de verdade.Pena ter conhecido só agora.Sei que o "Vovó viu a rede" é destinado a informações sobre redes mas o que eu faço pra ter informações sobre programação em C? muito obrigado!!

Mário Marinato disse...

George e Blaster, muito obrigado pelas palavras. Mesmo que às vezes eu me desanime com o Vovó por causa da minha falta de tempo, são os comentários elogiosos de gente como vocês que me reforçam o ânimo para continuar em frente. Valeu mesmo pela força.

Blaster, eu programo em C++ e tenho um bom conhecimento de C. Portanto, se quiser, me manda um email com suas dúvidas que eu tento te ajudar.

Um grande abraço