A Camada física de redes MAN (IEEE 802.16)

As redes metropolitanas, MANs, utilizam uma faixa de ondas eletromagnéticas que tem um problema muito sério: o sinal perde a força muito rapidamente. E isso gera, de tabela, um outro problema, que é como garantir a mesma qualidade e confiabilidade de conexão para dois usuários distintos: um que está perto da estação base e outro que está distante.

Como forma de resolver isso, foram adotados três padrões de transmissão, cada um "colocando" a informação nas ondas de uma maneira diferente. Assim, todos os usuários passam a ter a conexão garantida. O único senão é o fato de que, quanto mais distante, menor será a velocidade da conexão.

O primeiro padrão de transmissão se chama Qam-64, usado para conectar usuários mais próximos, e pode alcançar velocidades de até 150 Mbps. O segundo é o Qam-16, para usuários em uma distância mediana, que alcança velocidades de até 100 Mbps. Por fim, o terceiro é o QPSK, para usuários mais distantes, alcançando velocidades de até 50 Mbps.

***


Artigo do Vovó Viu a Rede:
O que é o padrão IEEE 802.16

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Mario...
Lembrando que nas redes metropolitanas utilizando O WiMAX, as ondas eletromagneticas não perdem a força não....
Elas são refletidas e refradas de acordo com o meio de propagação... A partir daí ente as técnicas de modulção..... As técnicas sao realmente proporcionais a distancia para acessos ponto multi ponto...... e o WiMAX faz esta modulação adaptativa de acordo com a distancia e o meio de propagação entre a ERB e as SS´s.....
e podem variar de 64QAM até BPSK......

Mário Marinato disse...

Opa, valeu pelas informações, anônimo!