Resultado da Promoção

Sabe aquela ajuda que pedi no último post? Pois é, não levei o prêmio. Foi por pouco, mas por pouco mesmo: se eu tivesse um votinho a mais teria ganho o livro da promoção. Mas tudo bem, tudo bem. Eu estou sempre me inscrevendo nestas promoções e mais cedo ou mais tarde acabo levando uma.

De qualquer maneira, agradeço a todas as minhas queridas leitoras que gastaram o seu tempo dando um votinho para o meu texto.

Ajude a Vovó

O site GF Soluções.NET está fazendo uma promoção para estimular a produção de textos relacionados a informática, sem serem, necessariamente, técnicos.

Eu inscrevi na promoção um dos textos aqui do Vovó Viu a Rede, que fala sobre as Redes Peer-To-Peer.

Se vocês quiserem dar uma forcinha a este escritor que se esforça para trazer um bom conteúdo para vocês, minhas queridas leitoras, peço que dêem um pulinho lá e avaliem o texto de acordo com a sua vontade.

Avaliar o texto é muito fácil: chegando lá, você vai ver que logo acima dele há cinco bolinhas, indo de fraco até bom, mais um botão Avaliar. Basta clicar na bolinha desejada e depois no botão. Simples assim.

Agradeço a todas que me ajudarem a ganhar um livro nesta promoção.

Índice de Artigos sobre Bluetooth

Este post serve como índice para todos os artigos relacionados à tecnologia Bluetooth que já publiquei aqui no Vovó Viu a Rede:

O que é Bluetooth?
Bluetooth: Pilha de Protocolos e Aplicações
Por que transmissões Bluetooth interferem em transmissões WiFi?

***


Por fim, uma lembrança a todas as minhas leitoras: se você acha que o blog Vovó Viu a Rede te ajuda a aprender alguma coisa de útil e gosta de voltar sempre aqui, peço que compre alguma coisa no Submarino clicando no banner que está ali na coluna da direita ou em qualquer outro link para lá que eu postar por aqui. Fazendo assim eu ganho uma comissão e você ajuda a garantir um extra pro meu Natal.

Por que transmissões Bluetooth interferem em transmissões WiFi?


No primeiro artigo da série sobre Bluetooth eu comentei que as transmissões nesta tecnologia geram interferência em transmissões nas LAN's sem fio, do padrão IEEE 802.11, agora nós vamos ver o motivo para isso.

Pois bem, em outro artigo do Vovó Viu a Rede, que fala das ondas eletromagnéticas, falei que estas foram dividas e classificadas em várias bandas, de acordo com as suas freqüências: existem as ondas de freqüência baixa, médias, altas, ultra altas, etc e tal. A maioria destas bandas só podem ser usadas com autorização governamental, como é o caso, por exemplo, das bandas usadas pelos celulares.

Mas existem outras que não precisam de autorização para serem utilizadas, como as faixas de infravermelho que são usadas nos controles remotos de televisão. Se uma empresa consegue criar dois equipamentos que conseguem se comunicar usando estas faixas livres, tudo bem, vá lá e crie seus equipamentos e os venda, não há problema nenhum nisso. Imagine só se a Philco tivesse que pedir autorização do governo para fazer os seus pequenos controles?

Sabendo disso a minha leitora mais perspicaz já matou a charada: adivinha só quais são as duas tecnologias mais usadas para transmissão de dados sem fio que resolveram utilizar exatamente a mesma faixa livre para fazer a comunicação? Exatamente: Bluetooth e WiFi, que operam a 2,4 GHz.

Daí que, quando existem equipamentos se comunicando através do padrão IEEE 802.11 e outros se comunicando através do padrão Bluetooth, é como se houvesse uma linha cruzada entre eles. E, sendo tecnologias diferentes, de pouco adianta cada uma ter a sua própria maneira de evitar colisões se elas não têm como monitorar o tráfego uma da outra.

Existe uma variação do padrão 802.11, chamada 802.11b, que utiliza uma banda diferente - 5 GHz. Desta maneira não há interferência entre as duas tecnologias, mas esta banda usada pelo padrão 802.11b traz a desvantagem de não ter longo alcance, o que o torna inadequado para certas utilizações.

Como muitas empresas já estão adotando o WiFi em suas dependências, algumas delas já estão chegando ao ponto de proibir a utilização de equipamentos Bluetooth para evitar interferências e problemas com suas redes locais. Eu, pessoalmente, acredito que esta é uma medida radical que vai perder força com o tempo, haja vista que equipamentos Bluetooth estão se tornando cada vez mais populares.

***


Leia mais:
Índice de Artigos sobre Bluetooth
O Que São Ondas Eletromagnéticas