O que é uma Ponte?

Ponte é um equipamento de rede que tem a função de ligar duas LANs de tecnologias diferentes, como por exemplo uma rede Ethernet com uma WiFi. A princípio isso parece uma coisa simples de se lidar, mas as coisas não mais complicadas do que parecem.

Como já vimos várias vezes aqui no Vovó Viu a Rede, as informações trafegam nas redes dentro de pacotes, e para cada tecnologia de rede, estes pacotes têm formatos diferentes, são construídos de maneiras diferentes, e são usados de maneiras diferentes. E o que acontece quando você quer colocar duas redes diferentes para conversar? A ponte tem que fazer a tradução.

E é nesta tradução que moram alguns dos grandes problemas deste trabalho. Só para ficar num exemplo, redes WiFi podem implementar a criptografia dos dados sendo transmitidos, enquanto que redes Ethernet simplesmente não têm este recurso. E a ponte, coitada, não sabe traduzir. Uma solução para este problema seria não usar a criptografia na rede WiFi, mas aí suas comunicações ficariam expostas a qualquer um que estivesse dentro de seu alcance.

Então poderia-se partir para a utilização de criptografia em camadas superiores da pilha de protocolo, que sejam independentes da tecnologia de comunicação física. Mas isso daria mais um trabalho para o pobre usuário, que teria mais uma coisa com que se preocupar em seu aplicativo.

Não está satisfeita e quer ver um outro problema que pode acontecer nestes casos de comunicação entre duas redes diferentes através de uma rede? Pois bem, imagine conectar uma rede comum, dessas que temos nos escritórios da vida, e uma outra, que esteja conectada usando cabos de fibra ótica. A coitada da rede Ethernet não vai dar conta de receber tanta informação, já que as redes de fibra ótica trabalham a taxas muito maiores.

5 comentários:

Wancleber Vieira disse...

bom artigo, mas acho q vc esqueceu de uma caracteristica nao menos importante das pontes é que além de ligar redes diferentes ela também serve como prolongamento da rede, caso seja necessário que se leve a rede a uma distancia mais longa. Um outro problema a se tratar das pontes que é interessante falar quando se trata de enlaces de comunicação diferentes é o tamanho do quadro de cada enlace que dependendo do tamanho o nivel de fragmentacao pode ser alto, na ponte, o que pode levar a sobrecarga do dispositivo caso o fluxo de dados seja elevado.

Carolina Fraga disse...

Você bem que podia colocar um sistema de buscas aqui né, pra achar um artigo tá meio complexo.

Mário Marinato disse...

Carol, o blog já tem um sistema de buscas: é aquela caixinha de texto lá no canto superior esquerdo, acima do nome do blog.

Anônimo disse...

nossa, seu blog é incrível!!
bem que você poderia ter um também sobre dicas de programação em C né?

estou tendo problemas sérios com programação, hehehe
já redes, acabei de solucionar!
é de grande ajuda o que você posta aqui!! continue assim, parabéns!!

Daniela Toda disse...

Mário, gosto mto do seu blog e sempre recorro a ele quando tenho alguma dúvida. Se bem me recordo, qdo vc iniciou o blog era porque estava estudando para concursos públicos, pois bem, me formei no fim do ano passado e agora esotu estudando para um concurso no meu estado. Gostaria de saber se vc possui alguma apostila, dicas, ou whatever para ajudar (uma pessoa realmente desesperada...).

Obrigada!