A Morte da Vovó

Há mais de três anos, lá em 2007, quando eu ainda trabalhava e morava em Cachoeiras de Macacu, não tinha feito pós-graduação e a crise mundial ainda não tinha explodido e detonado com as bolsas em tudo quanto é canto, eu criei o blog Vovó Viu a Rede. Como eu expliquei na época, criei o blog como forma de compartilhar meus estudos sobre redes de computadores, escrevendo em uma linguagem simples e fácil de ser compreendida.

Apesar de não ser um estouro de sucesso, o blog me rendeu, e ainda rende, bons elogios. Gente de tudo quanto é canto, inclusive da África, já apareceu na minha caixa de entrada com comentários positivos sobre meus artigos. Semana passada recebi, inclusive, um comentário lá no Sarcófago, do leitor Daniel Josac, pergutando o motivo de eu ter parado de escrever. Foi sua pergunta que motivou este texto aqui.

Infelizmente a vida segue rumos inesperados e as coisas não continuam pra sempre como gostaríamos. Quando vim para Niterói vi meu tempo livre diminuir consideravelmente. Horário de trabalho maior, distância de casa maior, trânsito insuportavelmente caótico e obrigações do matrimônio impedira-me de continuar estudando e escrevendo como antes.

Apesar de prazeroso, o trabalho com o Vovó Viu a Rede tomava muito tempo (ou vocês acham que escrever aqueles textos era coisa de dez, quinze minutos?). Daí, como sempre temos que fazer escolhas em nossas vidas, tive que escolher parar de escrever para o blog. Parei, inclusive, de estudar sobre redes. O livro que comprei está guardado desde então. Inicialmente, pensei que seria apenas um afastamento temporário e que com o tempo eu poderia me reorganizar e voltar a escrever, mas as coisas não saíram como eu esperava.

É uma pena, eu sei. Eu também não gostei de abandonar minha cria, que foi tão bem recebida pela comunidade de TI, mas teve que acabar. Deixo o blog no ar pois sei que ainda ajuda a muitos que procuram informações sobre o assunto, agradeço a todas pelos elogios e pela companhia, mas fica o aviso: a vovó morreu. Longa vida a ela.

12 comentários:

Daniel Josac disse...

"...a vovó morreu. Longa vida a ela."
Que fim trágico para esse blog :-(
Mário, antes de mais nada parabéns pelo seu blog, pois o mesmo muito me ajudou na faculdade e com você mesmo disse até outras pessoas de outro pais foi ajudada.
Porém gostaria de te incentivar, pois sei muito bem como é trabalhar incansavelmente e dedicar sua atenção as pessoas que merecem, e ao final do dia não restar forças para continuar a publicar no blog.
Mais ficaria muito grato que você não desistisse deste blog, pois sei que também vai ajudar outras pessoas. Pense em Jesus ele nunca se cansou de fazer o bem a outras pessoas, faça a sua parte da sua forma ok ?
Um abraço

Mário Marinato disse...

Pois é, Daniel, não é o fim que eu esperava para o Vovó Viu a Rede, mas foi preciso.

Também espero um dia poder voltar a escrever, pois o blog me deu muita satisfação.

Por enquanto, fico só com o Sarcófago. Se quiser aparecer por lá de vez em quando, a casa é sua.

Grande abraço.

Alexandre Polleri disse...

Mário,
seria óptimo continuar com este blog, mas visto que seu tempo não dá para tudo... fazer o quê! Agradecer-lhe todo o trabalho, toda a dedicação, tudo o que você tem feito.
De Portugal para você, um grande abraço e obrigado por partilhar seus conhecimentos.
Alexandre Polleri

Vitor R. disse...

Meus agradecimentos pelo que foi escrito aqui neste blog. =)

Wan disse...

Gostei muito de ler seus posts... Talvez se os professores que cuidam das cátecras de redes nas faculdades introduzissem o assunto de forma mais leve, antes de chegarem com os palavrões técnicos necessários, talvez uma quantidade menor de alunos desse tão pouca importância ao assunto.
Parabéns pela clareza, objetividade com que trata dos assuntos.

Mário Marinato disse...

Obrigado pelos elogios, Wan.

A proposta do Vovó Viu a Rede sempre foi essa, de explicar as coisas da forma mais simples possível.

Nunca gostei de professores que não sabiam dar exemplos e explicar as coisas de formas mais simples. Muitos preferem partir logo para os detalhes confusos antes de fazer o aluno entender a ideia geral da coisa.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Olá...

Moro na França e estou fazendo um mestrado em informatica. A matéria que tá pegando pesado é redes, e encontrei algumas informações interessantes aqui.

Tb acho uma pena o blog ter acabado, vc escreve muito bem, de forma simples e em um bom português.

Muito obrigado pela ajuda, e espero que um dia vc decida escrever um livro sobre qq tema que você domina, pois você tem realmente talento para ensinar!

Um grande Abraço!

Alexandre Trindade.

Mário Marinato disse...

Alexandre,

Muito obrigado pelos elogios e comentários.

Fico feliz que meu blog tenha ajudado nos seus estudos. Este era, afinal de contas, o objetivo do blog: ajudar.

Sucesso com o mestrado!

Grande abraço.

Unknown disse...

Nussss, e eu que só conhecí o túmulo!!! RIP, grandma!

Mário Marinato disse...

Pois é, Narayana... mas o túmulo não tá fedendo não. A galera ainda aproveita, e bem.

jorge disse...

Muito Obrigado por repassar seu conhecimento, eu estou em 2018 lendo seu blog a procurar de uns materiais que vi outro dia. Você me Salvou cara. VLW

jorge disse...

Quem ta lendo e chorando em 2020 curti ai