O que são protocolos WDMA

Dando prosseguimento aos artigos sobre a camada de controle de acesso ao meio, veremos neste artigo que além dos protocolos CSMA, existe uma outra categoria de protocolos para realizar este serviço, que são os protocolos WDMA.

Os protocolos WDMA disponibilizam o acesso ao meio físico de transmissão através da divisão da largura de banda disponível em vários canais, daí o seu nome (Wavelenth Division Multiple Access, ou Acesso Múltiplo pela Divisão de Largura de Banda), e é muito utilizado em LANs que utilizem cabos de fibra ótica.

Entender o funcionamento disso não é muito difícil: como já vimos no artigo sobre cabos de fibra ótica, é possível transmitir vários sinais de dados ao mesmo tempo, bastando para isso apenas fazê-los ricochetear em ângulos diferentes dentro do cabo.

Simplificando bem, o que os protocolos WDMA fazem é definir um ângulo de ricochete diferente para cada uma das estações, o que dá a cada uma das estações da rede um canal exclusivo de acesso ao meio físico de transmissão.

Nenhum comentário: