Tipos de Cabos: Fibras Óticas

O supra-sumo da transmissão de dados em meio físico são as fibras óticas, um cabinho fino como um fio de cabelo que é capaz de transmitir as informações em uma velocidade assustadora. Esta velocidade costuma ser tão alta que normalmente ela não é utilizada por inteiro, pois os computadores atuais não têm capacidade de processamento suficiente para lidar com tanta informação.

Um cabo de fibra ótica é muito parecido com um cabo coaxial: no meio está a fibra ótica, feita de vidro; em torno dela está uma segunda camada de vidro, de qualidade inferior; e então vem uma camada de plástico protetor, podendo haver até uma camada antes do plástico para dar maior proteção à fibra. Normalmente as fibras são agrupadas em feixes, que aglomeram sob um único revestimento três cabos.

Os dados são transmitidos pela fibra na forma de luz, daí a sua velocidade. Se há luz, temos um bit 1, caso contrário temos um bit 0. Para a transmissão dos dados, nas pontas da fibra há um emissor de luz, que transforma um sinal elétrico em um sinal luminoso, e um receptor que faz o serviço contrário. O sinal luminoso percorre a fibra ótica ricocheteando até chegar ao seu destino. Desta forma, pode-se enviar vários sinais ao mesmo tempo pela fibra, simplesmente fazendo-os ricochetear em ângulos diferentes.

Normalmente, as fibras óticas são usadas para transmissões de dados em longas distâncias, mas já existem inclusive LAN's que utilizam esta tecnologia, ao invés da Ethernet, dominante hoje em dia.

***


A conexão entre duas fibras é um pouco trabalhosa, pois como a fibra é muito fina é preciso ter um meio de alinhar as duas extremidades com precisão para evitar perda de sinal. A conexão pode se dar de três maneiras:

- Com conectores: são pequenos plugues colocados nas pontas das fibras e permitem plugá-las umas às outras, algo tipo "macho/fêmea". Alguns modelos são parecidos com os conectores de cabos coaxiais.

- Mecanicamente: alinha-se as duas fibras uma em frente à outra (ou lado a lado, depende do ponto de vista), e usa-se alguma forma de mantê-las assim, de modo que quando a luz chegar à extremidade de uma, ela passe diretamente para a outra. É como usar uma luva para unir dois canos.

- Fundindo-as: faz-se uma espécie de solda que une as duas fibras.

Para fazer qualquer uma destas conexões é preciso usar equipamentos especiais, feitos exclusivamente para isso.

***


Aproveito o assunto para compartilhar uma história interessante com vocês: em 2005 fui às instalações da Embratel no Centro do Rio e na Ilha do Fundão, em uma excursão da faculdade. Lá vimos muita coisa sobre redes e uma das coisas relacionadas com fibras óticas me chamou muito a atenção: eles conseguiam fazer testes de transmissão de dados de longa distância (dois, três mil quilômetros) dentro de uma sala de poucos metros quadrados.

Como eu já disse, a fibra ótica em si é muito fina, e lá eles têm uns rolos de fibra ótica, cada um com cerca de cem, duzentos, trezentos quilômetros de fibra, mas que ocupam muito pouco espaço. Cada rolo devia ser mais ou menos do tamanho de uma caixa de som, nada muito grande. Aliado a isso eles têm uns armários onde podem plugar estes rolos de fibra.

Desta forma, em um armário menor que um guarda-roupas eles conseguem ter milhares de quilômetros de fibra ótica. Daí, ligam dois computadores a estes armários e mandam os dados de um computador para o outro. Apesar de as máquinas estarem a centímetros uma da outra, a informação percorre uma distância suficiente para ir do Caburaí ao Chuí. Simplesmente genial.

***


Links interessantes:
  • FiberConec, fabricante de conectores de fibra ótica
  • Vytran, fabricante de equipamentos para conexão mecânica e fundida.
  • Artigo sobre conectores de fibra ótica e seu manuseio
  • Artigo sobre fibra ótica, com muitas fotos e gráficos interessantes
  • Artigo do Vovó Viu a Rede: Comparando Fibras Óticas com Cabos de Cobre
  • Veja aqui o que já foi publicado no Vovó Viu a Rede sobre a camada física.
  • Entenda porque eu usei "do Caburaí ao Chuí" ao invés de "do Oiapoque ao Chuí"

  • 4 comentários:

    Anônimo disse...

    Já vi que vou aprender muito aqui.

    Mário Marinato disse...

    Opa, que bom que gostou, Cirilo. Pode ficar à vontade que a casa é nossa. E se quiser contar pros amigos, a direção agradece.

    Tiago Frossard disse...

    Pois é. Eu me lembro dessa sala =P.

    Também me lembro do comentário "sento no meio-fio e choro" =P

    Mário Marinato disse...

    Obrigado pelo elogio, André.
    Servíamos bem para servir sempre.