Tipos de Cabeamento para Ethernet

Como já vimos antes, a subcamada de controle de acesso ao meio está presente nos equipamentos que fazem parte de LANs. E como também já vimos, um dos padrões mais utilizados na definição de redes locais é o IEEE 802.3, também conhecido como padrão Ethernet. Aqui estão os tipos de cabeamento mais comuns em redes Ethernet, que receberam nomes de acordo com o tipo de cabos que usam .

10Base5: É o tipo de cabeamento mais antigo de todos e quase não é mais usado em redes novas. Apenas redes antigas continuam usando este tipo de cabos. Utilizava cabos coaxiais grossos de 1 cm de espessura e a conexão entre cabos e com o computador exigia cuidado e precisão.

10Base2: É o tipo de cabeamento mais usado em redes que usam cabos coaxiais. Os cabos deste tipo têm metade da espessura dos do tipo 10Base5, e por isso são mais maleáveis. A conexão entre cabos e com o computador é mais simples, utilizando junções em T e conectores BNC, parecidos com aqueles de antenas parabólicas.

10Base-T: É o mais usado nas redes atuais, feito de par trançado. Com certeza é o cabo que chega até o seu computador no trabalho e na faculdade, que tem um plugue parecido com o de telefones. Neste caso não há um cabo principal ao qual os equipamentos se conectam. Cada computador tem o seu cabo individual e a conexão se dá através de um equipamento chamado hub, ao qual todos os cabos da rede ficam plugados. Ao receber o sinal de um dos cabos, o hub duplica-o para os outros.

10Base-F: Usa fibra ótica para a interligação entre os computadores. É uma alternativa mais cara, nem tanto pelo cabo em si, mas pelo preço dos conectores e terminadores. Entretanto, é a mais segura, pois é muito mais complicado de se interceptar sinais, e a mais confiável, pois tem alta resistência a ruídos externos.

***


A nomenclatura se refere às características físicas do cabamento:

O 10 representa a velocidade máxima de transmissão: 10 Mbit/s, ou seja, 10 milhões de bits por segundo.

O base se refere à maneira com que os dados são enviados pelo cabo: a transmissão é feita em modo básico, um sinal elétrico / luminoso de cada vez. Deste modo, o cabo pode estar em apenas três estados distintos: zero, um ou desocupado. Isso simplifica muito as coisas, e por isso é o método de transmissão queridinho do padrão Ethernet.

Nos dois primeiros tipos, o segundo número indica quantas centenas de metros pode ter cada segmento de cabo, após o qual deve ser usado um repetidor. Ou seja, em redes com cabeamento 10Base5, o cabo pode ter no máximo 500 metros, e em 10Base2 o cabo pode chegar a 200 metros (na verdade, só 185, mas os caras arredondaram para não ter que escrever 10Base1,85).

Não consegui descobrir o significado do T e do F dos outros tipos, mas como já vi que existem muitas outras combinações (10Base-FL, 10Base-FB, 100Base-BX10), com certeza descobrirei isso mais pra frente. Quando descobrir eu compartilho com vocês. E, claro, se alguém souber o que é deixe um comentário que todo mundo agradece.

***


Artigos Relacionados:
Tipos de Cabos: Par Trançado e Cabo Coaxial
Tipos de Cabos: Fibras Óticas
O que é IEEE
O que é LAN

***


Gosta do que eu escrevo? O Vovó Viu a Rede te ajuda? Então, que tal retribuir? Compre produtos no Submarino entrando por aqui que eu ganho uma comissão:

Cabos de Rede
Placas de Rede
Roteadores
Redes de Computadores, o livro que uso para estudar

3 comentários:

Vagner Jeger Limeira de Castro disse...

Opa tudo em ordem? Vc já conseguiu descobrir o significado das letras
T,F,X,S,C naquelas siglas dos tipos de redes Ethernet. Tipo 10BaseT,
10BaseF, 100BaseTX, 1000BaseLX, 1000BaseSX, 1000BaseCX, etc.

Eu acredito que F seja de Fiber (fibra) e T de Twisted (trançado).

Mas em 100BaseTX ou T poderia significar Transmit (indicando que ele usa os pinos 1 e 2), assim como
em 100BaseRX o R significa Receive (já que usa os pares 3 e 6).

Agora que diabos signica o X só deus sabe. Talvez seja apenas uma forma de diferenciar os mesmos padrões de velocidade que se apresentam com características distintas. Tipo assim; A, A Plus, A Plus advanced. Não tenho certeza.
Se descobrir posta aí!!

Um abraço

Unknown disse...

neste site fala as diferenças
http://estudeccna.com.br/tutoriais/redes-ethernet-cabeamento

abraços
adriano

Vanessa disse...

Olá, eu estudo técnico em informática e acredito que T e F seria ao tipo de cabo, T eu sei que significa par trançado e F pela minha conclusão significa fibra optica, ok? até mais.