Tipos de Cabos: Par Trançado e Cabo Coaxial

O artigo de hoje trata de um assunto bem simples, mas que nunca me foi bem explicado (ou ao qual eu talvez nunca tenha dado muita atenção). Por ser tão simples pode parecer banal, mas espero que lhes seja útil.

***


O meio de transmissão de informações mais antigo que existe, e que permanece sendo usado até os dias de hoje é o cabo de par trançado. Basicamente, este tipo cabo é composto de dois fios de cobre entrelaçados, formando, veja só, uma trança. Por terem apenas uma proteção plástica que não é lá muito segura costumam ser chamados de cabos UTP, que significa Unshielded Twisted Pair (Par Trançado Desprotegido).

Duas das vantagens trazidas pelo trançar dos cabos é a diminuição da interferência que um causa no outro e a diminuição da interferência que eles recebem do ambiente. Quanto mais voltas, menor a interferência. Há atualmente seis tipos de categorias, sendo que as mais usadas são a 3 e a 5, e uma das características que as diferenciam são a quantidade de voltas por metro.

Eles começaram a ser usados em 1881 (não falei que eram antigos?) para a transmissão de ligações telefônicas nos Estados Unidos, e continuam sendo usados para este fim até hoje. Também são muito usados em redes de pequena extensão, pois são cabos mais baratos.

Quer ver um cabo destes? A linha de telefone que chega à sua casa é um exemplo. Os cabos que ligam os computadores em uma LAN também.

***


Já os cabos coaxiais são solitários. Um cabo tem apenas um fio de cobre, que é muito bem protegido: ele tem em torno de si um material isolante, uma malha de metal protetora e uma capa plástica externa. Graças a tanta proteção, consegue transmitir a informação por distâncias maiores e com mais velocidade que os cabos de par trançado. Em contrapartida, cabos coaxiais são mais caros.

Um dos usos mais comuns para os cabos coaxiais é em TVs. É um cabo coaxial que desce da antena parabólica até a sua televisão.

Uma coisa interessante sobre ele que eu nunca tinha visto alguém falar é sobre seu nome: por que coaxial? O primeiro passo para entendermos isso é sabendo que "coaxial" é uma palavra inglesa. Se fossemos traduzi-la para o português, seria algo como coeixal. "Eixal" vem de "eixo". "Co" significa "aquele que tá junto, que compartilha". Logo, vê-se que se trata de um caso de compartilhamento de eixo. Mas que eixo? E quem o compartilha? Simples: o fio de cobre, o material isolante, a malha de metal protetora e a capa plástica externa são todos cilíndricos, que têm o mesmo centro, o mesmo eixo.

***

Links interessantes e úteis para saber mais:

  • Pares trançados na Wikipedia
  • Cabos coaxiais na Wikipedia
  • Artigo do Vovó Viu a Rede: Comparando Fibras Óticas com Cabos de Cobre
  • Veja aqui o que já foi publicado no Vovó Viu a Rede sobre a camada física.

  • 9 comentários:

    Anônimo disse...

    Acredito que a correta tradução para Unshielded seria "Sem blindagem" ao inves de "Desprotegido".

    Mário Marinato disse...

    Sem dúvida!! De onde eu tirei desprotegido?

    Alessandro Carlos disse...

    Desprotegido ou sem blindagem é basicamente a mesma coisa... parabéns Mario pela explicação, seu blog é fantástico

    Mário Marinato disse...

    Valeu, Alessandro. Obrigado pelo elogio.

    E sim, as duas coisas são a mesma coisa, mas 'sem blindagem' fica melhor na frase.

    Anônimo disse...

    Apenas esqueceu de dizer que existe o par trançado blindado também(os STPs).Que vêm com uma folha de cobre envolvendo cada fio. =)

    Anônimo disse...

    Excelente explicação, bem didático e com uma linguagem de fácil acesso, sem pomposidades e frescuras, parabéns.

    Mário Marinato disse...

    Muito obrigado, anônimo.

    chucky515 disse...

    ah muito legal queria saber qual era a diferença entre eles e aqui esta a explicação valeu mário

    Mário Marinato disse...

    Opa, valeu, Chucky.