O que é ISO? O que é IEEE?

Quando o assunto é tecnologia, sopas de letrinhas sempre aparecem. Assustadoras à primeira vista, elas sempre se revelam simples depois que se entende o que está por trás delas. Estas duas aí de cima, ISO e IEEE, sempre me assustaram. Principalmente a segunda, por estar sempre relacionada com um assunto que, sozinho já me dava calafrios: redes de computadores.

Quando eu via estes nomes, sempre acompanhados de alguns números ainda mais enigmáticos, já ficava assustado, pronto pra dizer que "Deus do céu, eu não entendo essas coisas, estou na profissão errada". Sorte que não desisti, pois a coisa é muito mais simples do que meus medos podiam prever.

Com certeza, a mais conhecida das duas é a ISO, pois costuma aparecer mais na mídia. Hoje em dia tem até cartório propagandeando seguir a ISO 9000. Descobri o significado desta sigla há coisa de dois anos, quando fiz a cadeira de Controle de Qualidade na faculdade. Já a IEEE fui entender há muito pouco tempo, graças ao livro que estou usando para aprender sobre redes. Compartilho então meu aprendizado com vocês minhas leitoras que também não venham a ter este medo bobo que eu costumava ter.

ISO e IEEE são os nomes de duas organizações sem fins lucrativos: a International Organization for Standardization e o Institute of Electrical and Electronics Engineers. Traduzindo: Organização Internacional para Padronizações e Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos.

A primeira é uma organização não-governamental que abriga sob seu teto entidades de vários países que executam o trabalho de definir normas e padrões técnicos e de qualidade. Quando existe a necessidade de implementar uma norma ou um padrão em escala mundial, é a ISO que organiza os grupos de estudo, compostos por gente de todas as entidades associadas, que vão discutir as melhores práticas a serem adotadas e então criar as normas ISO.

Existem muitas destas normas, a maioria delas, altamente específicas, como regras para definir como calcular o tempo de vida de CDs até como grãos de cacau serão empacotados e desinfetados. A mais famosa delas, com certeza, é a 9000, que define padrões de qualidade para qualquer tipo de empresa.

Já a IEEE (lê-se i-três-é), como o próprio nome diz, é uma organização que tem como associados engenheiros eletricistas e eletrônicos. Seu trabalho é parecido com o da ISO, só que no seu caso, as regras e padrões definidos por ela dizem respeito apenas a assuntos relacionados com engenharia elétrica e informática. Além disso, ela publica jornais e revistas com artigos relacionados a estes assuntos.

Em seu trabalho, a IEEE constitui vários comitês, que vão realizar estudos e discussões sobre um assunto específico. Um deles é o que lida com um dos assuntos deste blog que vos fala: as LANs. O comitê 802 já padronizou vários tipos de LANs diferentes, e mesmo que alguns destes padrões não tenham tido uma vida muito longa, os que realmente deram certo causaram grande impacto em toda a comunidade da informática. São eles o IEEE 802.3 (Ethernet), padrão para LANs com fio; o IEEE 802.11 (WiFi), padrão para LANs sem fio; e o IEEE 802.15 (Bluetooth), padrão para redes pessoais sem fio.

Como se vê, apesar de enigmática a princípio, a sopa de letrinhas não tem nenhum mistério para quem a quer desvendar. Se a leitora quiser aprofundar os conhecimentos sobre o assunto, os links abaixo são um prato cheio:

Site oficial da ISO
Site oficial do IEEE
IEEE no Brasil
Busca de padrões ISO

5 comentários:

Anônimo disse...

Realmente a sigla IEEE tb me causava pânico... agora nem tanto!! Obrigado pelo esclarecimento até mais, agor vou para http://www.ieee.org.br/ hehehe

Mário Marinato disse...

Pois é, sr. anônimo. E não precisa continuar com medo, não. Os padrões do IEEE só dão dor de cabeça pra quem estuda engenharia de redes, coisas bem a nível de hardware mesmo.

Para nós, meros mortais, basta usar os nomes comerciais que os caras dão para os padrões. Afinal de contas, Ethernet, WiFi e Bluetooth são muito mais interessantes que IEEE 802.3, IEEE 802.11 e IEEE 802.15.

Madoc disse...

Amigo muitooo obrigado estou fazendo meu tcc nessa area e eu realmente nunca me preocupei em saber o que seria isso mas agora achei interessante escrever sobre isso e poucos na area sabem e eu ja havia lido outros textos explicando mais o seu foi sem duvida o que me deixou mais claro o que realmente e o IEEE, mais uma vez obrigado!

Anônimo disse...

HUUUM , muitoo legal, estudoo na escola profissionalizante de Crateus, e estou cursando a área da informática, e ainda estou com um pouco de medo, pois meche muito com matemática, numero, muita logiica , enfiim .. Mas é bastante legal, quando vc aprendee . Tava preciisando de umas diicas . Estou faazendo um trabalho sobre iso, ieee e inmetro .

Anônimo disse...

Caramba, que bom saber que não sou a única em entrar em panico com esses assuntos. AINDA tenho chance nesse ramo!! valew !!!