O que é Topologia

Como topologia é um termo que vou usar muito durante toda a vida deste blog, vamos aqui entender seu significado, o que é muito simples.

Topologia é sinônimo de topografia, palavra muito usada na geografia que significa a descrição de uma localidade com todos os seus acidentes geográficos. Aplicando esta descrição ao nosso caso, fica fácil entender que topologia é a descrição de como os computadores estão dispostos e organizados em uma rede.

Existem várias topologias para uma rede de computadores. Vejamos algumas.

Topologia em Barramento: neste modelo existe um cabo principal ao qual todos os computadores estão ligados. É como o corredor de um prédio: para você sair de uma sala e ir até outra, você tem que sair daquela onde está, entrar no corredor, ir até a outra e entrar. Não há como você ir diretamente até a outra sala.

Topologia em Anel: neste modelo os computadores estão ligados entre si formando um círculo. É como se no prédio não houvesse corredor e as salas tivessem portas ligando umas às outras: para você sair de uma sala e ir até outra, você tem que ir para uma sala ao lado da sua, e então outra, e outra, e outra, até chegar ao seu destino.

Topologia em Estrela: aqui existe ponto central na rede ao qual todos os computadores estão ligados. Este ponto pode ser um hub, um roteador ou qualquer outro equipamento que seja capaz de receber um sinal e repassá-lo para todos aqueles que estão conectados a si mesmo. Usando a metáfora do prédio, aqui é como se houvesse uma sala principal, com portas para todas as outras. Para sair de sua sala e ir até outra você tem que obrigatoriamente passar pelo salão.

Existem outras, claro, mas como o propósito deste post é apenas explicar o termo, não vou ocupar seu tempo com mais exemplos. Eles virão com o andamento dos estudos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Diferenças entre hub, roteador e switch: http://www.infowester.com/hubswitchrouter.php

pode ser útil às leitoras!

Mário Marinato disse...

Opa, valeu pela participação.

marcone siqueira disse...

value amigos pela explicação um abraço..

Mário Marinato disse...

De nada, Marcone. Servíamos bem para servir sempre.

ZUBIN disse...

Mario, achei perfeita a sua explicação.
Voce teria interesse em levar o tema da Topologia para o campo da Matematica?

Mário Marinato disse...

Como assim, Zubin?