O Que Vem Por Aí: Meios de Transmissão

Depois de um pouco de teoria sobre redes, este blog vai começar agora a botar um pouco mais a mão na massa. O primeiro passo é sobre a camada física de todo o modelo de redes, e o assunto inicial serão os meios de transmissão.

São eles:

Meios guiados: são os fios de cobre e fibras óticas. Vamos ver coisas sobre pares trançados, cabos coaxiais, fibras óticas, cabos de fibras, etc.

Meios sem fio: são as transmissões de curta e média distância. Trataremos de transmissão de rádio, microondas, infravermelho, ondas de luz, etc.

Satélites: permitem transmissões globais sem fio. Veremos quais são seus tipos e algumas aplicações comerciais disponíveis para o público em geral.

***


Antes de entrar nestes tópicos, o livro fala um pouco sobre a física da camada física. Eu explico: ele trata de assuntos como equações para cálculo de capacidade de transmissão em uma determinada largura de banda, harmônicos, potência de ruído, potência de sinal, fórmulas matemáticas cheias de senos e co-senos, e outras coisas beeeeem complicadas e de baixo nível.

Como meu objetivo no estudo de redes de computadores não é saber destes pormenores, eles vão passar longe do Vovó Viu a Rede. Além do que, minha avó nunca gostou muito de física.

2 comentários:

Tiago Frossard disse...

[ironic] Pow, e vc vai pular a melhor parte?!?!?![/ironic]

Mário Marinato disse...

Faz o seguinte, então: escreve um artigo sobre o assunto, publica no Nuss... E Agora?, e eu te um link de presente. :o)