Redes Peer-to-Peer

Tem um tipo de festa, acho que chamam de Festa Americana, na qual o anfitrião não é o único que banca os comes e bebes. Neste tipo de festa, são as próprias pessoas que levam o que será consumido. Uns levam a cerveja e os refrigerantes e os filhos de mães-com-pé-na-cozinha levam empadões, tortas e sorvetes. Aí o pessoal escolhe o que mais lhes apetece, todo mundo cai dentro e se enche de calorias. Claro que tem o bicão, que não leva nada e come feito uma porca. Ninguém gosta muito do cara, mas fazer o que? Gente chata tem em todo lugar.

Legal também são os encontros de fãs. Neles a galera se reúne com seus pôsteres, cds, dvds lotados de gravações e vídeos raros, um maluco leva um violão ou um teclado, outro leva um laptop com gravador de cd e todos passam a tarde curtindo o som de seu ídolo, compartilhando suas relíquias. Um tem um vídeo daquela apresentação no Central Park, já outro tem as demos daquele disco de sucesso, e aquele cara lá do interior tem um recorte de uma reportagem que saiu na Rolling Stone de 1963. E dá-se o troca-troca de material enquanto o músico do momento toca o antigo sucesso, acompanhado do coro dos fãs mais afoitos. Claro que aqui também tem o chato, que copia tudo de todo mundo mas não traz uma novidade. As suas coisas ele deixa guardado em casa e nunca conta pra ninguém que ele tem uma cópia daquele disco proibido que teve a produção cancelada depois de terem sido fabricados apenas 200. Esse cara acaba nem sendo convidado para o próximo encontro.

Bom, acho que não preciso me meter em detalhes técnicos para terminar de mostrar o que são as redes peer-to-peer, não é?

Ao contrário do que acontece no modelo cliente-servidor, neste esquema todos podem trabalhar como servidores e como clientes quando o esquema usado é o peer-to-peer. Vários programas funcionam assim, sendo os mais comuns os de compartilhamento de arquivos, como o eMule ou o uTorrent.

Neles, todos os usuários são clientes de outros e podem trabalhar como servidores. E não apenas como servidores de arquivos: eles podem trabalhar também emprestando a sua capacidade de processamento na hora de realizar uma busca, por exemplo. E assim como falei das festas acima, aqui os bicões também existem e costumam ser punidos: quem nunca disponibiliza arquivos para cópia geralmente tem algum problema na hora de conseguir o que quer.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu sempre era banido por usuários no Soulseek (troca de mp3)... mas era pq eu tentava configurar pra compartilhar minhas pastas mas não conseguia!!!!

fazer oq né...


benção vó!