Tipos de Tecnologia de Transmissão

Quando você está bem tranqüila em seu computador e quer enviar alguma coisa para outra máquina através da rede, existem basicamente duas tecnologias que permitem essa comunicação: transmissão por difusão e transmissão ponto-a-ponto. Entender como elas funcionam não é muito difícil e para isso vamos partir para as metáforas.

Sabe quando você está no mercado fazendo compras e vem aquela voz pelas caixas de som, "atenção proprietário do carro placa ABC 1234, favor comparecer ao balcão de atendimento"? Todo mundo ouve, mas só quem dá atenção é o dono do carro. Afinal de contas, pra que as outras pessoas iriam ao balcão ao ouvir o chamado? Só se fossem fuxiqueiras e quisessem bisbilhotar a vida dos outros. Pode acontecer também de a voz das caixas de som informar que na seção de frios o presunto está com promoção, e vão até lá as pessoas que se interessarem.

Mas há casos em que este tipo de comunicação não serve. Imagina se ter que colocar caixas de som em todas os postes de uma cidade para dar o recado a apenas uma pessoa. Não daria muito certo, não é? E uma ótima solução para este problema são os motoboys. O motoboy é o cara que vai pegar o pacote e levar até o seu destino, e ele tem que ser esperto, claro: tem que conhecer os melhores caminhos para se chegar ao lugar aonde tem que ir, evitando engarrafamentos e lugares violentos. Se a entrega é confidencial e importante, o motoboy tem até esquemas de segurança, como caixas lacradas e outras coisas mais. Aqui, a mensagem não é encaminhada para todos, somente para o seu destinatário.

O primeiro meio de comunicação - a caixa de som - é a transmissão por difusão, também chamada de broadcasting: quando uma mensagem é enviada pela rede, todas as máquinas que fazem parte dela recebem as informações, mesmo que a mensagem esteja endereçada para uma determinada máquina. Porém, a única máquina que processa a informação é aquela que é a verdadeira destinatária. Claro, há aqueles programinhas que permitem que alguém veja todas as mensagens, mesmo que não sejam pra ela, mas aqui já estamos entrando na zona da sacanagem, e nós somos pessoas sérias, não fazemos isso.

O segundo meio de comunicação - o motoboy - é a transmissão ponto-a-ponto: quando uma mensagem é enviada pela rede, só o seu destinatário é quem a recebe e há um programa que faz o serviço de descobrir a melhor rota para que a informação chegue até o seu destino, evitando equipamentos que já estejam sobrecarregados e, quando necessário, criptografando a mensagem.

Embora possam haver exceções, a transmissão por difusão geralmente é usada em redes pequenas, instaladas em escritórios de empresas e laboratórios de universidades, e a transmissão ponto-a-ponto é usada em redes grandes, que cobrem países inteiros (o que é o caso da internet).

Pra fechar, é importante lembrar que quando eu falo de mensagem, não estou falando de um email, mas sim de qualquer comunicação feita entre dois computadores: um pedido de impressão, o retorno de um banco de dados, um alerta de vírus ou um comando à distância.

***


Artigo do Vovó Viu a Rede: A Diferença entre Multidifusão e Difusão

15 comentários:

xoxo...\o... Henrique Hersbolch ....o/... disse...

Gostei das metáforas...\o...

Anônimo disse...

Muito bom, usei como resposta na minha lista de exercícios!

Mário Marinato disse...

Valeu o elogio, Diego.
Qual foi a nota no exercício?

Anônimo disse...

Parabéns estou usando seu material para estudar para concurso parabéns.

Mário Marinato disse...

Obrigado, Daniel, obrigado.

Depois volta aqui e conta pra gente como foi no concurso.

Abraço.

Anônimo disse...

Muito bom essa definição e essa comparação, me ajudou a entender o assunto, na minha aula de redes vo ser um melhor aluno! o/
hahahahaha

Mário Marinato disse...

Que bom que ajudei, Marcelo.

Espero que as notas sejam boas também.

Anônimo disse...

Amigo, muito obrigado pela resposta! Muito criativa, esplicando claramente.. mais fácil que isso só desenhando..
Vo utilizar sua resposta na minha certificação da Microsoft! ;)

Mário Marinato disse...

Que bom que ajudou. Depois voltaê pra contar como foi na certificação.

Anônimo disse...

Descobri este blog hoje, pois estava procurando umas dicas sobre infraestrutura de redes para uma prova que tenho nos próximos dias.
É realmente impressionante como fica fácil e rápido entender a matéria lendo estes posts. Grato pela ajuda.

Mário Marinato disse...

Servía-mos sempre para servir sempre.

Anônimo disse...

descupe a expressão mas vc e do caralho velho, to fazendo um TADS a distancia e a meio complicado e, mais olhei aguns matérias seu postados e da pra entender legal. valeu....

Mário Marinato disse...

Servía-mos sempre para servir sempre.

Felipe disse...

Incrível! Essa foi a melhor explicação que já vi. Com certeza todos que lerem este blog não esqueçeram está lição.

Mário Marinato disse...

Servíamos sempre para servir sempre.