O que é LAN

LAN vem do inglês Local Area Network, o que, em bom português, significa rede local. Desta tradução tão simples fica fácil entender que as LANs são redes que não se estendem por espaços muito grandes, e são o tipo de rede geralmente encontrado em empresas e universidades. Geralmente elas são usadas para o compartilhamento de informações e recursos (por recursos entenda-se impressoras, scanners e acesso à internet).

Neste modelo, geralmente se usa a transmissão por difusão, e quando um computador envia uma mensagem pela rede todos os outros ficam impedidos de também fazê-lo, sob o risco de colisão de mensagens. Usando a mesma metáfora do post sobre topologias, é como se apenas uma pessoa pudesse andar no corredor do prédio de cada vez.

Existem vários métodos para resolver este problemas de concorrência e evitar colisões, e são chamados mecanismos de arbitragem. Em redes com topologia em barramento, um dos mais usados é o padrão IEEE 802.3, mais conhecido como Ethernet. Numa rede que utiliza este padrão, quando uma máquina tenta enviar uma mensagem e a rede já estiver transportando outra, a mensagem é perdida e ela (a máquina) aguarda alguns instantes para tentar enviá-la novamente. Claro que tudo isso acontece em frações de frações de frações de segundo. No caso de redes com topologia em anel, dois mecanismos de arbitragem comuns são os padrões IEEE 802.5 e o FDDI. (Oficialmente, IEEE se lê Eye-triple-E, mas no Brasil a gente fala i-três-é)

É claro, também, que uma máquina não pode tomar conta de rede e ficar transmitindo suas mensagens indefinidamente. Além de haver uma fila, é preciso que haja o rodízio. Para gerenciar esta situação existem duas maneiras:

A primeira, chamada alocação estática, consiste em estabelecer um tempo fixo para cada máquina e utilizar um conjunto de regras que defina qual vai ser a próxima a enviar mensagens. A coisa aqui funciona como num debate político na televisão: cada candidato tem um tempo fixo para falar e o microfone é passado para outro quando este tempo termina. Um problema deste esquema é que há muito desperdício, tanto de tempo quanto de espaço de transmissão, pois muitas vezes dá-se tempo para que uma máquina faça sua comunicação quando na verdade ela não tem nada para transmitir, deixando a rede ociosa quando, com certeza, há uma outra máquina aguardando para dar o seu recado. Aqui a metáfora do debate político já não serve mais porque um candidato nunca fica sem ter o que falar.

Uma leitora perspicaz poderia argumentar que o tempo que se perde é pequeno, pois, como expliquei acima, estas esperas e comunicações acontecem em frações muito pequenas de tempo. A princípio este raciocínio pode parecer correto, mas há de se pensar que, exatamente por serem frações minúsculas, o desperdício pode acontecer várias e várias vezes a cada segundo. Com o passar do tempo, a soma de tempo perdido pode se tornar consideravelmente grande.

Meu exemplo a seguir pode soar um pouco exagerado, mas há de convencer a leitora: imagine uma LAN com cerca de 300 computadores, em uma universidade, onde apenas dez destes computadores queiram transmitir dados. Imagine estes dez esperando todos os outros 290 não "dizerem" nada para finalmente transmitir seus dados, e então parando de novo, e de novo, e de novo! É ou não é um grande desperdício?

A outra maneira de garantir o rodízio se chama alocação dinâmica. Neste caso, as máquinas não têm um tempo fixo para transmissão e só lhes é permitido transmitir quando realmente têm algo para enviar. A decisão deste rodízio pode acontecer de forma centralizada ou descentralizada. Na forma centralizada, há algo (um equipamento ou um programa) que decide quem vai transmitir e por quanto tempo. Seria como uma reunião onde as pessoas levantam a mão para indicar que querem falar alguma coisa e um mediador dá a elas a oportunidade de falar quando for a hora certa e pelo tempo que for necessário. Já na forma descentralizada, não há nada para coordenar as transmissões, e são as próprias máquinas que decidem se é hora ou não de enviar suas mensagens. Em um grupo de pessoas isso com certeza levaria a uma situação onde todo mundo falaria junto e ninguém se entenderia, mas nas redes isso não acontece.

Futuramente, entrarei em detalhes sobre todos estes palavrões acima.

Ah, claro, um outro uso muito comum para as LANs são para jogos. Ou sua ficha ainda não caiu e você acha que as Lan Houses têm esse nome só porque soa bonito?

3 comentários:

joao1e disse...

Quer dizer então que ethernet é apenas uma LAN de topologia em barramento que transmite no padrão 802.3 para evitar colisões?
É que ouço tanto esse nome ethernet ..
Obrigado, Mario.
João

Mário Marinato disse...

Não é bem assim, não, João. Pode deixar que vou escrever um outro artigo respondendo à sua dúvida.

Grande abraço e obrigado pelo comentário.

Mário Marinato disse...

Aqui está a resposta à pergunta do leitor João: http://vovoviuarede.blogspot.com/2008/03/vov-responde.html