A Camada física de redes MAN (IEEE 802.16)

As redes metropolitanas, MANs, utilizam uma faixa de ondas eletromagnéticas que tem um problema muito sério: o sinal perde a força muito rapidamente. E isso gera, de tabela, um outro problema, que é como garantir a mesma qualidade e confiabilidade de conexão para dois usuários distintos: um que está perto da estação base e outro que está distante.

Como forma de resolver isso, foram adotados três padrões de transmissão, cada um "colocando" a informação nas ondas de uma maneira diferente. Assim, todos os usuários passam a ter a conexão garantida. O único senão é o fato de que, quanto mais distante, menor será a velocidade da conexão.

O primeiro padrão de transmissão se chama Qam-64, usado para conectar usuários mais próximos, e pode alcançar velocidades de até 150 Mbps. O segundo é o Qam-16, para usuários em uma distância mediana, que alcança velocidades de até 100 Mbps. Por fim, o terceiro é o QPSK, para usuários mais distantes, alcançando velocidades de até 50 Mbps.

***


Artigo do Vovó Viu a Rede:
O que é o padrão IEEE 802.16

Pedido de Ajuda (com Update)

Hoje vou fugir completamente do tema do blog para pedir a ajuda de vocês: estou participando de um concurso literário de votação popular e depois de uma semi-final eletrizante eu cheguei à final do dito cujo. Agora estou precisando desesperadamente de votos.

Peço então que votem no meu micro conto na final do campeonato:

Cliquem aqui e na página que abrir cliquem em Grupo 21 (fase III - FINAL) para ver as opções. Selecionem o meu e votem. Depois disso, mandem email para todo mundo, pedindo uma força. Esta votação vai até 15/04

Eu sei que tenho as leitoras mais maravilhosas das redondezas e vocês não vão me deixar perder esta, não é? Mais notícias vocês encontram no Sarcófago.

Vovó já votou várias vezes e agradece a quem votar também.

***


O resultado já saiu e pode ser conferido lá no Sarcófago. Agradeço a todas as leitoras que carinhosamente depositaram o seu voto. Vocês são lindas.

Voltando à Ativa

Peço perdão às minhas fiéis leitoras por ter permanecido praticamente um mês sem publicar nada, mas é que andei muito ocupado com a reforma da minha casa e com a troca de emprego e daí não tive tempo para estudar nada.

Felizmente esta semana as coisas começaram a se aprumar e voltarei a ter tempo para ler meus livros e escrever os artigos, e o Vovó Viu a Rede voltará a ser atualizado.

Durante esta semana vou publicar alguns posts-índice para organizar o conteúdo que publiquei nos últimos meses e a partir da segunda feira que vem teremos artigos inéditos por aqui, começando pela tecnologia Bluetooth.

Agradeço a paciência e fidelidade de todas.